top of page

Solstício da Primavera

Foto do escritor: Edna VezzoniEdna Vezzoni

Atualizado: 22 de dez. de 2021




Solstício da Primavera

Ocorre por volta de 31 de outubro no hemisfério Sul e

30 de abril no hemisfério Norte.


Festival do fogo ─ Domínio da Luz/ Sagrada união.

Tempo do desejo de casar-se com o prazer.

Direção da roda – Sudeste.

Elemento: Ar ativando o Fogo.


Dedicado aos Deuses Bel e Blodeweed

Blodeweed cuja pronúncia é (blad─u─i:d) ─ Deusa

celta das flores, do amor e da magia. Também conhecida como a Deusa dos Nove Aspectos das Ilhas Ocidentais do Paraíso. A representação dessa Deusa é a coruja.

Bel/Belenus ─ Seu nome significa “brilhante”. Ele é o Deus do Sol e do Fogo. Grande Deus. Bel rege a ciência, a cura, a colheita, a vegetação, as fontes quentes, o sucesso, a fertilidade e o gado.


Aqui, a Deusa assume o aspecto de fertilizadora e o Deus, o de fecundador.

A Deusa indaga:

─ Caminhamos para Beltane. O que isto significa para ti, filha?

─ Que este é o tempo do desejo, o de casar-se com o prazer, Velha Mãe. Não apenas do prazer sensual, mas sim, do prazer advindo da alegria e do contentamento em ver realizado os nossos desejos.

─ Fale-me sobre isto, filha.

─ Beltane é de fato um sabbat centrado na sexualidade, e disto não podemos fugir. Assim como não podemos negar que nascemos da união física dos nossos pais durante o ato sexual. Desta mesma forma nasceram e nascerão os nossos filhos.

─ Talvez seja melhor que Ela, a minha Face Jovem, fale a este respeito.

─ Parece-me mais prudente, mais sábio, que Ela mesma fale, Velha Mãe.

─ Eu sou a Face Jovem, e do topo da colina na qual me

encontro, eu Deusa, observo que Luz e Sombra se equilibram.

Que o dia e a noite, possuem a mesma extensão. Porém, a luz se eleva, com isto dizendo sem dizer que Ele, o Jovem Deus, permeado de força, vigor, poder e energia, rompeu as correntes do Inverno.

Meu filho deixou de ser o “Jovem Sedutor”. Transformou-se em um verdadeiro homem.

Dentro dele habita toda a potência da natureza masculina, e ele deseja a Jovem Deusa ardentemente, pois só assim, Ele de fato, pode ser o Pai de toda a Vida. O Pai Natureza. Oh não! Não me compreenda mal. Entre nós não existe a concepção do “incesto”. Somos Deuses, lembra? E este é um dos nossos mistérios guardados dentro do Fogo Criador.

Da fusão alquímica e mágica da água e do fogo. E é na primavera, que os dois polos se fundem para conceber uma nova vida.

Se nos fazemos valer da imagem do homem e da mulher, é para que melhor nos compreendam. E sim, neste período toda a Natureza pulsa com essa energia. A energia sexual que movimenta a vida e da qual toda a vida é oriunda. E, para completar a canção da vida, realizar os sonhos e projetos dos homens, eu Deusa, substituirei a minha veste. Vou descer pelas encostas da colina vestida de verde, para ir ao encontro Dele.

Meus pés, me levarão em direção às campinas, que já se encontram floridas. De lá seguirei para a clareira na qual, meus filhos e filhas terrenos, fixaram as fitas brancas e vermelhas no topo do mastro enfeitado com uma guirlanda e, com eles, dançarei ao redor do May pole até que seja chegado o momento de atear o fogo na grande fogueira das nove árvores sagradas.

Sei que neste momento, o de fazer a chama se elevar meus filhos invocarão por Bel, e devo estar ali, pronta para com Ele pular a fogueira a cada vez que um dos meus filhos o fizer. Eles o farão para se livrarem da má sorte, das negatividades e assim atrair a fertilidade para as suas vidas. Assim, eu Deusa e ele Deus, seguimos unidos, criando e sustentando a vida, provocando mudanças, abrindo o véu, entre os mundos, para lhes dar o impulso do qual necessitam para que possam expressar em suas vidas, um novo mundo. Um mundo repleto de possibilidades.

─ Parece-me adequado acrescentar aquela antiga informação, não é filha? ─ a Velha Mãe opinou.

─ Antiga informação??? ─ ela uniu as sobrancelhas, no franzido da testa, enquanto passava os dedos pelos cabelos ─Ah tá! Já sei qual é:

─ Vais falar?

─ Obviamente! Trata-se de um assunto muito importante... Este é o melhor dia para honrar o Guardião da casa, ou seja, do local onde você vive. Ele é o espírito daquela edificação. Ele existe independentemente do número de pessoas que ali habitam. Existe, independentemente da sua anuência ou não. O guardião da casa é a “aura” que dela emana. Como anda o ambiente em que você vive? Leve ou opressor? Se for opressor, é a forma como este espírito está te comunicando que algo não vai bem, e, neste caso, há necessidade de alterações no ambiente. Desde uma boa faxina até a mudança de atitudes, crenças e valores. Tua e dos demais. Com certeza você já adentrou casas ou lugares que oprimem. Qual é o motivo se todas são moradias? O motivo é simples. As pessoas que ali convivem, emanam sentimentos negativos. Nem sempre isto ocorre porque assim o desejam, mas sim, porque naquele ambiente, coisas ruins estão acontecendo ou já aconteceram, como dores inesperadas por partidas abruptas, longos períodos de doenças ou acidentes. Pessoas que se deixam levar pela onda do pessimismo, atraindo assim, as correntes malfazejas. Se, é isto o que está acontecendo, é hora de “curar” o ambiente. E este espírito, o Guardião do lar, colabora para a manutenção do bem-estar das pessoas, quando devidamente honrado. O que eu quero dizer com “devidamente honrado”? Aqui o termo honrado assume o aspecto de perfeitamente “ouvido, percebido, sentido”. Ele não tem outra maneira de te alertar. Apenas te fazer entender que ele existe e que necessita da sua colaboração para afastar essa nuvem sombria. Sim, este Guardião pode assumir uma forma. Pode se apresentar como um Elfo ou uma Fada, por exemplo. E nada vai impedir que ele, assuma a forma de um Anjo, se isto estiver mais próximo da crença daquela pessoa ou pessoas que ali habitam.

A guirlanda – ou tiara - é feita com as flores sempre viva para as mulheres e de folhas para os homens. É trançada em honra à Deusa, enquanto lhe pedimos que não nos deixe faltar bons sentimentos, boas amizades e felizes parcerias. Que saibamos doar amor sem pedi-lo em troca, mas que nos conceda a honra de amarmos e de sermos amadas (os). Também solicitando a Ela que a beleza faça sempre parte das nossas vidas. Seja interior ou exterior, dependendo de como cada um, vê esse quesito chamado beleza.


Continuar lendo...




https://clubedeautores.com.br/livro/abrete-bau




2 комментария


mafeseta
mafeseta
01 нояб. 2021 г.

Saudades de comemorar num covin

Лайк
Edna Vezzoni
Edna Vezzoni
03 нояб. 2021 г.
Ответ пользователю

A saudade é recíproca. Tempos em que fazíamos a magia acontecer.

Лайк
bottom of page